Há um saudosismo que é bom e precisa ser cultivado. Manter os bons registros na lembrança faz bem, causa aquela sensação de bem-estar e oferece boa saúde emocional. Faltam poucos dias para o encerramento do ano e, ao olhar para trás, você certamente se lembrará dos momentos bons e ruins, dos acertos e dos erros, dos ganhos e das perdas.
Uma mente cansada e desequilibrada, entretanto, geralmente levará você a pensar exaustivamente e a supervalorizar o que de pior aconteceu. Não pode nem deve ser assim. O conselho bíblico para hoje é que você precisa abrir mão do passado dolorido e não viver mais refém e preso aquilo que lhe magoou ou feriu. Mas como esquecer o que se foi e não viver no passado? Você precisa simplesmente olhar para o futuro com alegria e fé. Sempre há um dia seguinte, um recomeço, uma segunda chance.
Aproveite este momento e comece a fazer seus planos para o ano que vem. Revise seus procedimentos, avalie o que não deu certo, aprenda com os erros e siga adiante. A vida precisa tomar um novo rumo. Nada de lamento! Só depende de você. Uma coisa nova está para acontecer. O futuro é logo ali e ele já está surgindo (v.19). Daqui a alguns dias será o Natal e, logo depois, o ano novo chegará. Olhe para frente e deixe o passado para trás. Deus abençoe sua vida!
O Senhor vai fazer coisas novas!
Autor: Paulo Moura